Para onde seu barco vai?

A ansiedade e o imediatismo fazem com que muitas vezes partamos para a ação suprimindo uma etapa importante do processo de alinhamento nas empresas: o planejamento estratégico: uma ferramenta que facilita a tomada de decisão contribuindo para soluções com a certeza de maior assertividade. Do contrário, tomar decisões sem ter clareza do rumo que a empresa seguirá e sem orientação do time de colaboradores, é como estar em alto mar sem leme, desbravando ondas, com tubarões rodeando o barco tendo apenas a sorte como certeza.

Nesse momento desafiador da economia mundial que influência a nossa, ou seria de dizer que nossa economia se atrapalha sozinha, a empresa deve posicionar-se com clareza com ínfimo espaço para erros.

Planejar os passos da empresa não é engessar os seus processos, é dar-lhe alternativas. É vislumbrar novas direções e oportunidades, é inseri-la no mercado que se apresenta dinâmico. Um postura que potencializa a empresa uma vez que lhe permite saber para onde vai… saber que direção tomará, pois estará com o leme sob controle podendo escolher o curso do barco e garantir  vantagens competitivas perante seus concorrentes e aumentar a percepção dos clientes.

Diagnosticar é o mesmo que fazer checklist do barco antes de navegar e é imprescindível para entender ou analisar a situação da empresa e iniciar, se for o caso, uma guinada de direção. O ponto de partida é questionar buscando entender como está o casco do barco. As velas estão em que estado? E o motor do barco aguentará a jornada?

Saber identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças através da SWOT contribui para que a empresa conheça sua real condição a fim de enfrentar o mar bravo e escolher as ferramentas apropriadas para auxiliar a identificar os diferenciais competitivos. Permitindo-se compreender as limitações do negócio a empresa poderá identificar as suas condições para enfrentar o mar vermelho e buscar o mar azul.

Ter objetivo é saber para onde está levando seu barco. A meta é o meio e o tempo que vai ser usado para atingir os objetivos. Ambos fazem parte da construção do planejamento estratégico e darão a sustentação durante a navegação, pois o mar é traiçoeiro e requer de velejadores com atitude, destreza e com a bússola ajustada para navegar com firmeza.

 

Nós da Somar Facilitadora estamos prontos para fazer parte e contribuir com a sua embarcação, na qual construímos e em conjunto acertamos os ajustes da vela para navegarmos no desafios do mar vermelho e sempre buscando oportunidades para navegar no mar azul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *